sábado, 27 de junho de 2009

Avião que funciona a energia solar

In "PUBLICO.PT":

Avião que funciona a energia solar dia e noite apresentado hoje na Suíça

272856

O Solar Impulse é tão leve como um carro médio de 1500 quilogramas mas tem uma envergadura de 61 metros. O avião, que trabalha só a energia solar de dia e de noite, foi apresentado hoje em Duebendorf, na Suíça.


O suíço Bertrand Piccard, a cabeça do projecto do protótipo, já fez a volta ao mundo num balão de ar quente em 1999 e quer repetir o feito em 2012 com o sucessor do Solar Impulse. “Ontem foi um sonho. Hoje é um avião. Amanhã vai ser um embaixador das energias renováveis”, disse hoje Piccard aos jornalistas durante a conferência na cidade perto de Zurique.


O HB-SIA tem 24 mil células solares ligadas a baterias com alta eficiência, que permitirão acumular energia vinda do sol para o avião poder continuar a trabalhar durante a noite. “Se uma aeronave é capaz de voar de dia e de noite sem combustível, impulsionada simplesmente pela energia solar, ninguém poderá dizer que é impossível de se fazer o mesmo com veículos a motor, sistemas de ar condicionado ou de aquecimento e computadores”, acrescentou.


Para além da tecnologia solar, o protótipo com quatro motores tem características aerodinâmicas inovadoras como materiais muito resistentes e leves, que são capazes de suportar pressões a grandes altitudes.


Os primeiros testes vão ter lugar ainda este ano, em 2010 será feita a primeira viagem nocturna pela Suíça. O passo seguinte será a construção do HB-SIB, que será ainda maior e vai permitir a Piccard e ao companheiro e piloto Andre Borschberg fazerem a volta ao mundo. A viagem terá entre 20 e 25 dias e será feita em cinco fases, cada uma com uma duração de vários dias.

Esta apresentação sucedeu-se depois de seis anos de trabalho que envolveu 50 engenheiros e técnicos. O projecto de 70 milhões de euros teve o apoio do Deutsche Bank, da marca de relógios Omega e da empresa química Solvay.


“O sucesso real do Solar Impulse será ter milhões de pessoas a seguir o projecto, a serem entusiastas e a dizer ‘se eles conseguiram pô-lo a viajar à volta do mundo com energias renováveis, então nós deveremos conseguir fazê-lo no nosso dia a dia’”, defendeu Piccard à BBC News.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Beber vinho tinto dá mais cinco anos de vida

In "DN - Ciência":

Boas notícias para o sexo masculino: os homens que beberem vinho tinto – com moderação – podem prolongar a sua vida por uma média de cinco anos, ao mesmo tempo que reduzem os riscos de ataque cardíaco.

A conclusão é de um estudo da universidade de Wageningen, na Holanda, cujos resultados foram publicados no Journal of Epidemiology and Community. Os investigadores analisaram o estilo de vida e consumo de álcool de 1373 homens nascidos entre 1900 e 1920, cuja saúde foi seguida entre 1960 e 2000.

Através dos dados recolhidos, descobriram que se o consumo diário não ultrapassar os 20 gramas de qualquer tipo de bebida alcoólica, os homens conseguem prolongar a sua vida em mais dois anos, relativamente aos que não consomem álcool.

Outra descoberta importante foi que os indivíduos do sexo masculino que bebem apenas vinho, sobretudo tinto, e menos de meio copo por dia, vivem em média mais dois anos e meio dos que bebem cerveja e mais cinco anos do que os abstémios.

Divagar estimula o cérebro

In "DN - Ciência":

Contrariamente às ideias recebidas, divagar estimula o cérebro em vez de o tornar mais lento, permitindo assim resolver problemas complexos, defende um novo estudo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Actividade dos neurónios durante o sono ajuda a memória

In "DN - Ciência":

A actividade dos neurónios que se regista durante a fase do sono profundo desempenha um papel importante na hora em que a memória guarda certos comportamentos aprendidos durante o dia, indica um estudo.

A pesquisa foi publicada na revista científica "Nature".

Uma equipa dirigida pela professora do "Collège de France", de Paris, Sidney Wiener, demonstrou que a actividade registada no córtex pré-frontal médio reproduz-se de forma similar ao que decorre no hipocampo, área vital na formação da memória e na recuperação de dados.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores observaram a actividade dos neurónios de um grupo de ratos que tentava escapar de um labirinto onde haviam sido introduzidos.

Posteriormente, registaram a actividade dos neurónios dos roedores durante o sono, uma vez que haviam aprendido o caminho a seguir para sair do labirinto, comprovando que durante o sono a mente dos ratos continuava activa, a recordar o conhecimento adquirido.

Este estudo, segundo a "Nature", é o primeiro que centra a atenção na actividade do córtex pré-frontal médio na hora de guardar a memória de uma pessoa.

CSR.

Lusa

Ver também:  Sono limpa cérebro para dar lugar a novas informações

 
View My Stats