terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Telemóveis: “Hacker” alemão decifra código de segurança que encripta chamadas telefónicas

In "PUBLICO.PT":

Karsten Nohl, um engenheiro alemão de 28 anos, conseguiu decifrar com sucesso o código de segurança que encripta 80 por cento das chamadas realizadas hoje a partir de telemóveis. O objectivo desta acção foi alertar para as falhas de segurança da tecnologia GSM, a mais popular e usada praticamente por todos os quatro mil milhões de utilizadores de telemóveis em todo o mundo.

289082

A Associação GSM, que desenvolveu o algoritmo e que impulsionou a adopção da tecnologia em todo o mundo, indicou que o trabalho de Karsten Nohl seria considerado ilegal em muitos países.

Nohl, trabalhando com outros peritos, passou os últimos cinco meses a decifrar o algoritmo usado para encriptar as chamadas feitas com recurso ao GSM.

O sistema GSM, também conhecido como 2G, é o sistema “standard” de comunicações sem fios e o mais usado em todo o mundo.


A partir do trabalho de Nohl, qualquer pessoa - incluindo terroristas - poderá passar a ter acesso a conversas telefónicas privadas.


Presente num congresso em Berlim (Chaos Communication Congress, destinado a “hackers”), Nohl disse que a segurança GSM é “inadequada”, relata a BBC. “Estamos a tentar informar as pessoas acerca desta vulnerabilidade generalizada”, disse Nohl à cadeia britânica. “Esperamos vir a criar uma pressão adicional e que os clientes exijam uma melhor encriptação”.


A Associação GSM (GSMA), que desenvolveu o algoritmo e que impulsionou a adopção da tecnologia em todo o mundo, indicou que o trabalho de Karsten Nohl seria considerado ilegal em muitos países, mas o engenheiro informático alega que se consultou com advogados antes de deitar mãos à obra e que estes lhe garantiram que o trabalho que iria desenvolver seria perfeitamente “legal”. Para além do mais, a equipa que decifrou o código fê-lo tendo em vista objectivos puramente académicos. “Não estamos a recomendar às pessoas que quebrem a lei, mas antes a advertir os operadores que necessitamos melhores medidas de segurança”, esclareceu o engenheiro.


De acordo com Simon Bransfield-Garth, chefe de segurança da Cellcrypt, uma empresa de “software” com base em Londres, citado pela BBC, “o que Nohl fez foi pôr a sofisticada tecnologia para interceptar chamadas não apenas nas mãos de governos e serviços secretos”, mas também “ao alcance de qualquer organização criminosa bem financiada”. “Vai reduzir o tempo que tarda a intercepção de uma chamada GSM de semanas para horas” e, brevemente, talvez em “minutos”, alertou Bransfield-Garth.

Ver:

Cellphone Encryption Code Is Divulged

Secret code protecting cellphone calls set loose

A5/1 Cracking Project

Telemóveis de escuta fácil

The 26th Chaos Communication Congress (26C3)

domingo, 27 de dezembro de 2009

Missa Solene da Noite de Natal na Piedade 25.12.09 (Missa do Galo)

Ver:

PARÓQUIAS DO PORTO SANTO

sábado, 26 de dezembro de 2009

Biggest Losers: Where Americans Aren't Moving

In "Yahoo! Finance":

Through most of the decade Florida was one of the fastest growing states. But the sunny clime -- and 6 others -- lost more residents than they gained in the year ended July 1.

1. California

bl_los_angeles.jpg
Photo: JupiterImages

Los Angeles

Net loss: 98,798 residents


For years more people have fled the Golden State than have arrived. In the year ended July 1, California was the country's biggest loser, with nearly 100,000 more residents leaving than moving in.

Still, that was an improvement over earlier losses: In 2006 the net decline was 313,081.
Much of that improvement came from the housing bubble bursting. Homes became harder to sell as thousands of foreclosures sat on the market. As a result, many Californians stayed on rather than sell their homes at a loss.
Mobility in the weak economy has declined in general, according to demographer Greg Harper of the Census Bureau. There's no point in moving to find work if few jobs are available in most parts of the country.

2. New York

bl_new_york.jpg
Photo: JupiterImages

Long Island, NY

Net loss: 98,178 residents


Like California, New York is, historically, a major exporter of it citizens. The state depends upon foreign migration for its population growth. But also like California, New York's out-migration eased in the year ended July 1.

In 2006, nearly a quarter million more people left the state than moved in, two and a half times the 2009 total.
The state has not gone through the same housing crisis that engulfed bubble states. The unemployment rate is lower than the nation as a whole and foreclosure problems have been relatively minor.
Still, New York is the decade's biggest loser: The state a total of 1,686,583 residents, more than anywhere else.

3. Michigan

bl_illinois.jpg
Photo: JupiterImages

Detroit

Net loss: 87,339 residents


Not only is Michigan third highest in the nation for net migration losses, it also has this dubious distinction: 0.88% of the Great Lakes State's nearly 10 million residents left last year, the highest ratio in the nation.
The big problem, of course, is the ailing auto industry. Michigan's unemployment rate was the highest in the county in November, at 14.7%.

4. Illinois

bl_chicago.jpg
Photo: JupiterImages

Chicago

Net loss: 48,249 residents


Illinois has a more diversified economy than Michigan, but it still is a major industrial producer and many of its factories, especially those serving the auto industry, have gone idle recently.
Residents leaving to seek work elsewhere and other migrants out-totaled those who moved in by nearly 50,000. That represents a steady, continuing pattern for Illinois: Net losses have prevailed throughout the decade. The difference between in-migrants and out peaked in 2006 at near 85,000.

5. Ohio

bl_toledo.jpg
Photo: JupiterImages

Toledo

Net loss: 36,278 residents


Ohio is another Rust Belt state going through economic turmoil, much of it tied to the auto industry. More than 368,000 have left the state than moved in during the last decade.
The Buckeye State's worst year was also 2006, when 45,000 more people left than arrived. Since that year unemployment has worsened -- it stood at about 10.6% in November, just over the national average -- but residents were forced to stay put. With unemployment up all over the country, out-of-work Ohioans have had to hunker down and wait for a rebound.

Click here to see the full slideshow of Biggest Losers: Where Americans Aren't Moving

Copyrighted, CNNMoney. All Rights Reserved.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A guerra dos sexos trava-se dentro dos ovários, as armas são os genes

In "PUBLICO.PT":

Se um bebé é menino ou menina, depende do cromossoma Y, que transportava o espermatozóide do pai que fertilizou o óvulo da mãe. Mas a resposta completa é um bocadinho mais complicada. Já se sabia que o embrião tinha de desencadear uma guerra hormonal para se tornar macho; agora, uma equipa de cientistas europeus descobriu que mesmo nos ovários de fêmeas adultas decorre uma guerra para que estes não se transformem em testículos.

Nos humanos, o sexo é determinado pelos cromossomas: as mulheres têm dois X, e os homens têm um X e um Y. Enquanto o X é enorme, o Y é pequenino, com poucos genes – mas com um fundamental, chamado SRY. É responsável por desencadear o desenvolvimento dos testículos, activando outro gene, chamado SOX9, que faz com que se desenvolvam testículos no embrião em vez dos ovários que seriam o seu destino, se o SRY não entrasse em acção. Por isso, existia a ideia de que o embrião era feminino por defeito.


O trabalho publicado na revista Cell esta semana, coordenado por Mathias Treier, do Laboratório Europeu de Biologia Molecular, mostra que, nos adultos, é o caminho para se transformar num macho que tem de ser constantemente contrariado pelas fêmeas.


Esta descoberta pode ter importantes implicações para compreender desordens do foro sexual em crianças e casos de menopausa prematura, sublinham os investigadores, citados num comunicado da Cell.


Mas em termos de ciência básica, além de descobrir os mistérios fundamentais da vida, há ainda outro ponto muito interessante nesta descoberta: o gene que mantém o SOX9 inactivo, para que os ovários continuem a funcionar, não fica no cromossoma X e muito menos no Y: fica no cromossoma três, chama-se FOXL2 e não está activo apenas durante o desenvolvimento embrionário. É também produzido em grande quantidade durante a idade adulta e actua com receptores de estrogénio à superfície das células do ovário para reprimir a acção do SOX9.


Em experiências feitas em ratinhos, se a acção do FOXL2 for inibida, os ovários começam a produzir linhagens celulares típicas dos testículos, como as de Sertoli e de Leydig, e a produzir testosterona. “Como o yin e o yang, o FOXL2 e o SOX9 opõem-se à acção um do outro para garantir o estabelecimento e manutenção dos diferentes tipos celulares femininos e masculinos”, diz Treier, citado pela Cell.

 

287811À esquerda, tecidos normais de ovário de fêmea de rato adulta, com imagem aumentada de células normais; à direita, o que acontece quando gene FOXL2 foi silenciado e o ovário começou a produzir células de Sertoli

sábado, 5 de dezembro de 2009

Coma menos se quer viver mais

In "ionline":

untitled2 As restrições alimentares são uma das condições que propiciam uma vida mais longa. Os especialistas asseguram que comer menos 30% do que o normal, sem descuidar nutrientes essenciais, alarga a vida de todas as espécies. Mas se tem fome e não consegue reduzir a dose diária, não desespere: os laboratórios discutem agora a possibilidade de comer em quantidade normal, mas equilibrando ao milímetro todos os componentes essenciais de uma dieta: os 20 tipos de aminoácidos com que se constróem as proteínas. Um deles, a metionina, parece ser crucial do processo de prolongamento da vida.

No entanto, os investigadores asseguram: o segredo da eterna juventude é passar fome, através de uma restrição calórica de cerca de 30% menos alimentos. No que respeita a doenças, as restrições na dieta também ajudam, já que retardam o aparecimento de problemas associados à velhice.

 
View My Stats